Materiais produzidos por
educadores de três escolas públicas de Pernambuco, Tocantins e Ceará estão
sendo disponibilizados em um site para ajudar outros professores do ensino
fundamental e médio a trabalharem a cultura digital em sala de aula. O recém lançado
portal Telinha na Escola quer estimular educadores e alunos a
experimentarem as novas tecnologias de uma forma criativa e que transforme os
processos de aprendizagem.
Na
sessão “aulas criativas”, por exemplo, há planos de aulas que o ajudam a
ensinar sobre o uso das redes sociais, a realizar dinâmicas de reflexão sobre a
história das mídias interativas no Brasil ou até mesmo a levar a história do
hipertexto para a sala de aula. Na categoria “edição”, estão materiais que
auxiliam na criação de vinhetas animadas ou vídeos literários. Enquanto em
“mobilidade”, é possível achar conteúdos que orientam o professor a trabalhar
temas como mídia e cidadania usando máquinas fotográficas e aparelhos celulares.
O site é resultado de um
trabalho realizado, desde 2009, pela ONG Casa da Árvore, nas escolas Arraial
Novo do Bom Jesus (PE), Don Alano (TO) e Joaquim Alves (CE). A instituição vem
capacitando professores para pensarem e produzirem aulas usando as novas
tecnologias. E tudo que é realizado nessas escolas fica disponível para uso
livre e aberto (em licença Creative Commons) e pode ser editado, modificado e
reproduzido livremente por qualquer educador.
Segundo
Aluísio Cavalcante, coordenador do projeto Telinha na Escola, o portal visa
estimular professores a desenvolverem e mediarem aulas usando recursos como
redes sociais, audiovisual e mapas digitais. “As aulas inovadoras e criativas
realizadas pelos professores servem apenas como um ponto de partida para a
construção da experiência em novas tecnologias”, afirma. “Nossa ideia é ter uma
interface muito simples, que permita uma navegação mais autônoma onde cada um
possa aprender aquilo que quer da forma que acha melhor”, diz Cavalcante.
Arraial Novo do Bom Jesus
Presente
na escola municipal Arraial Novo do Bom Jesus, de Recife, desde o início do ano
passado, o projeto está capacitando mais de 40 professores do ensino
fundamental para o uso dessas ferramentas. Segundo Amanda Morais, diretora da
escola, a cultura digital já existia no colégio, mas de modo muito superficial.
“Se o professor domina as tecnologias, ele consegue envolver mais os alunos e
trabalhar os conteúdos em novos formatos”, afirma. “A iniciativa trouxe um novo
gás e aumentou a autoestima dos professores, que estão aprendendo na prática e
na própria escola, o que tem ajudado também a fortalecer o trabalho em equipe”,
diz.
De
acordo com Amanda, uma das surpresas foi o fato de os alunos não dominarem tão bem
as tecnologias como o previsto. “Achávamos que os estudantes tinham mais
conhecimento do que os professores, mas descobrimos que eles precisavam
aprender e se apropriar melhor dessa nova cultura. O que motivou ainda mais os
professores.”
Fonte: UOL/Blog Pensamento de Educador
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