segunda-feira, 29 de outubro de 2012

TRF autoriza matrícula de crianças com menos de seis anos no primeiro ano

A matrícula de criança com menos de seis anos de idade no primeiro ano do ensino fundamental continua autorizada, desde que comprovada sua capacidade intelectual por meio de avaliação psicopedagógica, a cargo de cada escola. A decisão foi tomada ontem pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sediado no Recife, que manteve a sentença da 2ª Vara Federal. Mas a 4ª turma do TRF restringiu a concessão apenas ao Estado de Pernambuco. Na decisão anterior o alcance era para todo o território nacional.

O Ministério da Educação (MEC) informou que vai recorrer da decisão, em favor da legitimidade das resoluções nº 1 e nº 6 do Conselho Nacional de Educação (CNE), de abril e outubro de 2010, respectivamente. “Essas resoluções tratam da fixação da idade mínima para o ingresso no ensino fundamental. Entende-se que as recomendações devam ser mantidas, dado terem sido emitidas por órgão competente e em consonância à legislação e ao que determina a própria Constituição”, informou ontem o MEC, em nota enviada pela Assessoria de Comunicação Social.

Fora de Pernambuco, portanto, permanece o que orienta o CNE: seis anos como idade mínima para o aluno ingressar no primeiro ano do fundamental, equivalente à alfabetização, desde que a criança complete essa idade até o dia 31 de março no ano em que for matriculada.


Fonte: JC Online/Blog Pensamento de Educador

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Site com experiências públicas ensina a trabalhar a cultura digital na educação


Materiais produzidos por educadores de três escolas públicas de Pernambuco, Tocantins e Ceará estão sendo disponibilizados em um site para ajudar outros professores do ensino fundamental e médio a trabalharem a cultura digital em sala de aula. O recém lançado portal Telinha na Escola quer estimular educadores e alunos a experimentarem as novas tecnologias de uma forma criativa e que transforme os processos de aprendizagem.
Na sessão “aulas criativas”, por exemplo, há planos de aulas que o ajudam a ensinar sobre o uso das redes sociais, a realizar dinâmicas de reflexão sobre a história das mídias interativas no Brasil ou até mesmo a levar a história do hipertexto para a sala de aula. Na categoria “edição”, estão materiais que auxiliam na criação de vinhetas animadas ou vídeos literários. Enquanto em “mobilidade”, é possível achar conteúdos que orientam o professor a trabalhar temas como mídia e cidadania usando máquinas fotográficas e aparelhos celulares.
O site é resultado de um trabalho realizado, desde 2009, pela ONG Casa da Árvore, nas escolas Arraial Novo do Bom Jesus (PE), Don Alano (TO) e Joaquim Alves (CE). A instituição vem capacitando professores para pensarem e produzirem aulas usando as novas tecnologias. E tudo que é realizado nessas escolas fica disponível para uso livre e aberto (em licença Creative Commons) e pode ser editado, modificado e reproduzido livremente por qualquer educador.
Segundo Aluísio Cavalcante, coordenador do projeto Telinha na Escola, o portal visa estimular professores a desenvolverem e mediarem aulas usando recursos como redes sociais, audiovisual e mapas digitais. “As aulas inovadoras e criativas realizadas pelos professores servem apenas como um ponto de partida para a construção da experiência em novas tecnologias”, afirma. “Nossa ideia é ter uma interface muito simples, que permita uma navegação mais autônoma onde cada um possa aprender aquilo que quer da forma que acha melhor”, diz Cavalcante.

Arraial Novo do Bom Jesus

Presente na escola municipal Arraial Novo do Bom Jesus, de Recife, desde o início do ano passado, o projeto está capacitando mais de 40 professores do ensino fundamental para o uso dessas ferramentas. Segundo Amanda Morais, diretora da escola, a cultura digital já existia no colégio, mas de modo muito superficial. “Se o professor domina as tecnologias, ele consegue envolver mais os alunos e trabalhar os conteúdos em novos formatos”, afirma. “A iniciativa trouxe um novo gás e aumentou a autoestima dos professores, que estão aprendendo na prática e na própria escola, o que tem ajudado também a fortalecer o trabalho em equipe”, diz.
De acordo com Amanda, uma das surpresas foi o fato de os alunos não dominarem tão bem as tecnologias como o previsto. “Achávamos que os estudantes tinham mais conhecimento do que os professores, mas descobrimos que eles precisavam aprender e se apropriar melhor dessa nova cultura. O que motivou ainda mais os professores.”
Fonte: UOL/Blog Pensamento de Educador

Encontro estadual discute Políticas públicas para EJA


Com a finalidade discutir as políticas públicas em educação de jovens, adultos e idosos, a Secretaria de Educação de Pernambuco (SE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), promoveu, até o último domingo (21), o II Encontro Estadual da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado da Alfabetização e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), em Itamaracá.

“O objetivo foi reunir representantes de diversos segmentos da sociedade civil e do Estado, para fortalecer a política de integração das ações de alfabetização e educação desse público em Pernambuco”, afirmou Claudia Abreu, gerente de Políticas Educacionais de EJAI na Secretaria de Educação.

Na programação, mesas redondas, oficinas e palestras dedicadas ao assunto, que é regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”, define o artigo 37 da legislação.

Este é o primeiro polo do encontro, que reuniu  cerca de 120 pessoas, entre representantes das diversas esferas do estado e da sociedade, de todo o litoral pernambucano, Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata. O segundo polo acontece entre os dias 24 e 26 deste mês, em Floresta, quando são esperados também 120 participantes do Agreste e do Sertão, e um encontro final será realizado no dia 13 de novembro, na Secretaria de Educação, para 60 pessoas.

Fonte: ASCOM da SE-PE/Blog Pensamento de Educador

Governo do Estado de Pernambuco envia projeto de lei que estende aos servidores e alunos do Colégio da Polícia Militar benefícios concedidos aos servidores da educação

ESTADO DE PERNAMBUCO
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Legislatura 17º Ano 2012


Projeto de Lei Ordinária Nº 1122/2012 (Enviada p/Publicação)

Ementa:
Estende benefícios aos alunos e servidores do     Colégio da Polícia Militar de Pernambuco.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO



Art. 1º A partir de 1º de novembro de 2012, ficam estendidos ao Colégio da Polícia Militar de Pernambuco – CPM os seguintes benefícios:

I – aos alunos do CPM, o Projeto GANHE O MUNDO, criado pela Lei nº 14.512, de 7 de dezembro de 2011;

II – aos Militares do Estado designados por Portaria do Comando Geral da PMPE para exercerem atividades de docência no CPM e aos servidores e Militares do Estado nele lotados e em exercício:

a) o Bônus de Desempenho Educacional – BDE, instituído pela Lei nº 13.486, de 1º de julho de 2008; e

b) os Bônus para aquisição de livros e material didático-pedagógico que sejam concedidos aos servidores de cargo efetivo do quadro de pessoal permanente da Secretaria de Educação;

III – aos servidores lotados e em exercício no CPM que exerçam atividades de docência e aos Militares do Estado designados por Portaria do Comando Geral da PMPE para nele exercerem tais atividades, o abono, de natureza indenizatória, destinado à aquisição de computadores e acessórios, instituído pela Lei nº 13.686, de 11 de dezembro de 2008.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

MENSAGEM Nº 108/2012

Recife, 3 de outubro de 2012.

Senhor Presidente,

Tenho a honra de encaminhar, para apreciação dessa Augusta Casa, o anexo Projeto de Lei, que estende aos servidores, professores e alunos do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco – CPM, subordinado à Polícia Militar de Pernambuco, os seguintes benefícios concedidos às unidades da Rede Pública Estadual de Ensino, subordinadas à Secretaria de Educação:

1) Projeto GANHE O MUNDO, criado pela Lei nº 14.512, de 7 de dezembro de 2011, que oferta aos alunos do ensino médio, de forma gratuita, programas de intercâmbio internacional;

2) Bônus de Desempenho Educacional – BDE, instituído pela Lei nº 13.486, de 01 de julho de 2008, correspondente a uma premiação por resultados, destinado aos servidores lotados e em exercício nas unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino;

3) Abono, de natureza indenizatória, destinado à aquisição de computadores e acessórios, instituído pela Lei nº 13.686, de 11 de dezembro de 2008;

4) Bônus para aquisição de livros e material didático-pedagógico, usualmente concedido aos servidores da Secretaria de Educação para utilização durante a realização de Bienal Internacional do Livro.

A presente proposição dá continuidade ao processo de reconhecimento e de valorização do servidor estadual, por meio da organização das suas carreiras e estruturas salariais, fazendo parte da política específica de valorização do profissional da Educação, uma das metas para a melhoria da qualidade do ensino no Estado de Pernambuco.

Para além da valorização do profissional da Educação, os citados benefícios pretendem criar ambientes escolares atrativos, que possibilitem a dinamização da abordagem dos conteúdos, estimulando e ampliando o interesse do aluno pelo aprendizado, além de facilitar e favorecer a execução do trabalho educativo desempenhado pela equipe de professores.

Neste contexto, o projeto GANHE O MUNDO, inédito no Brasil, concede aos alunos matriculados na rede pública de ensino cursos gratuitos de inglês e espanhol, beneficiando aqueles com melhor desempenho com uma ação de intercâmbio, com direito a bolsa no valor de R$ 540,00 (quinhentos e quarenta reais) mensais, seguro de saúde, visto e passagem aérea para viajar para fora do país,
possibilitando o aperfeiçoamento do estudo da língua estrangeira.

O Bônus de Desempenho Educacional, por seu turno, faz parte do Programa de Valorização e Qualificação dos Profissionais da Educação. É mais uma forma de incentivar os profissionais, em consideração à necessidade de atualização, bem como o intercâmbio de conhecimento local e global através da Política de Formação, Valorização e Qualificação Profissional, da Secretaria de Educação do
Estado de Pernambuco. A iniciativa trata-se de uma premiação por resultados que beneficia os servidores lotados e em exercício nas unidades escolares da rede pública estadual de ensino e nas Gerências Regionais de Educação, de acordo com as legislações específicas. É um incentivo para promover a qualidade do ensino e valorizar a remuneração dos profissionais da educação.

Já o abono pecuniário é disponibilizado para os servidores em folha de pagamento, com a finalidade exclusiva de que seja utilizado para aquisição de um equipamento de informática que deverá ser por ele utilizado como ferramenta de trabalho. Para que isso ocorra, o valor implantado em folha ficará retido, somente sendo liberado quando da aquisição do equipamento, diretamente ao
fornecedor.

Como exposto, todos os incentivos têm como premissa ideal o compromisso do Governo do Estado de Pernambuco de adotar iniciativas para melhorar os padrões de Educação no Estado, o que pressupõe uma perspectiva que abranja a progressiva modernização dos ambientes escolares, a inclusão digital dos professores e sua valorização profissional, visando à construção de uma nova cultura de aprendizagem.

Cabe ressaltar que o Colégio da Polícia Militar de Pernambuco é instituição de ensino de notória referência, nada mais justo que seus servidores, professores e alunos recebam referidos incentivos criados para valorizar e qualificar os alunos e os Profissionais da Educação que integram a Rede Pública Estadual de Ensino, o que vai ao encontro da missão do CPM, que é prestar um serviço de ensino de excelência, e reafirma o compromisso do Governo do Estado na elevação do padrão de educação no Estado de Pernambuco.

As razões expostas, e a importância da proposição, induzem-me à convicção de que se emprestará, ao projeto, o apoio indispensável à sua formalização, para o qual solicito a observância do regime de urgência de que trata o artigo 21 da Constituição Estadual na respectiva tramitação.

Certo da compreensão dos membros que compõem essa egrégia Casa na apreciação da matéria que ora submeto à sua consideração, reitero a Vossa Excelência e a seus ilustres Pares os meus protestos de alta estima e distinta consideração.




EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS
Governador do Estado

Excelentíssimo Senhor
Deputado GUILHERME UCHÔA
DD. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco
NESTA

PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS, em 5 de outubro de 2012.

Eduardo Henrique Accioly Campos
Governador do Estado

domingo, 21 de outubro de 2012

Vale do São Francisco sedia a 36ª edição da Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec 2012


O Instituto Federal do Sertão Pernambucano sedia entre os dias 22 e 26 de outubro, a Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec 2012. O evento que  acontece anualmente desde 1977 é promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif) e congrega reitores e diretores dos Institutos Federais, Cefets, Universidade Tecnológica, Colégio Pedro II e escolas técnicas vinculadas do Brasil. O encontro reúne palestrantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec/MEC e convidados dos EUA, Colômbia e Portugal que irão debater a Educação Técnica e Tecnológica nos âmbitos nacional e internacional.
Este ano o evento acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na cidade de Juazeiro-BA, município vizinho a Petrolina. As duas cidades unidas pelo rio São Francisco e ligadas pela ponte Presidente Dutra recebem o encontro que será palco para discussões cujos temas são: As políticas de Educação Profissional e Tecnológico no Brasil: o papel dos Institutos FederaisPlanejamento e ações integradas de Educação Profissional e TecnológicaDesenvolvimento Local e Regional e a Extensão TecnológicaCenários Econômicos e Desenvolvimento Social: o Papel da educação profissional e Os Cenários Internacionais e o Mundo do Trabalho.
Entre os debatedores estão o coordenador de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Carlos de Ávila, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o vice-chanceler para Economia e Trabalho do Alamo College (Estados Unidos), a diretora executiva da Rede de Instituições Técnicas, Tecnológicas e Universidades da Colômbia, Diana Pérez, e o reitor da Universidade de Évora (Portugal), Carlos Braumann.
Em 2012 a Reditec tem o maior número de homenageados que irão receber a “Medalha de Mérito Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. A entrega da comenda é uma iniciativa do Conif como reconhecimento a ex-dirigentes, autoridades, políticos e servidores que tenham serviços prestados à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Outro homenageado este ano é o cantor e compositor Luiz Gonzaga, cujo Centenário de nascimento é festejado em 2012. A Reditec, tendo como palco a região do sertão pernambucano onde nasceu Luiz Gonzaga, associou sua imagem à identidade visual do encontro.
Para maiores informações acesse: www.ifsertao-pe.edu.br/reditec2012/
Fonte: IF Sertão/Blog Pensamento de Educador

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Aula de Matemática


Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você

Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal

Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão

Prá finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.

Antônio Carlos Jobim

Secretaria de Educação de Pernambuco divulga lista com os aprovados nos cursos de Ensino a Distância


A Secretaria de Educação de Pernambuco divulgou a lista dos candidatos aprovados na seleção dos cursos de ensino a distância de Pernambuco. Foram 3.160 selecionados dos 32.894 inscritos que realizaram provas de português e matemática, a seleção apresenta ainda 6.906 candidatos remanejáveis. O exame é porta de entrada para sete cursos em 23 polos espalhados pelo Estado incluindo o Sertão.
As matrículas devem ser realizadas entre os dias 22 e 26 de outubro, conforme edital, onde está previsto o horário correspondente a cada curso e turno. As aulas iniciam no dia 29 de outubro.

Para muitos, a oportunidade de cursar disciplinas a distância pode ser o diferencial que faltava para se destacar no mercado de trabalho. “A gente deve sempre buscar uma melhoria na vida profissional, e esse curso pode ser o que eu preciso para alcançar um novo cargo”, disse Cleyvison Siqueira Lins, candidato ao curso de segurança de trabalho.

“No próximo semestre, devemos nos tornar o maior programa público de educação profissional a distância do Brasil em número de estudantes. Até o final do ano de 2013 devemos ser a rede nacional com maior número de polos também”, revelou George Bento,gestor de Educação a Distância da Secretaria.

Balanço -Atualmente com 23 polos, a modalidade de educação a distância contempla 1.546 alunos. Com os recém-aprovados, o número sobe para 4.706. Em 2013, 15 novos polos entram em funcionamento, totalizando 38 em toda a rede.
Parte do curso é ofertada nesses polos, onde existem laboratórios que recebem os educandos em encontros semanais para realização de discussões em grupos, exibição de vídeoaulas e recebimento de informações sobre o que deverá ser realizado no restante da semana. Neste momento, através do ambiente virtual de aprendizagem, é possível acessar todas as aulas, atividades e provas.


Fonte: ASSIMP da SE-PE/Blog Pensamento de Educador
Foto: Alyne Pinheiro

Projeto de leitura e contação de histórias promove campanha de doação de livros infantis e gibis no IF Sertão-PE


Sabe aquele livro de histórias infantis que você não abre há muito tempo? E aquele gibi já lido tantas vezes que repousa na estante? Para que crianças de quatro escolas rurais de Curaçá-BA tenham a oportunidade de lê-los o projeto Leitura e contação de histórias, coordenado pela professora Patrícia Alves e a estudante Aline Miranda, do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, está promovendo uma campanha de doação de livros infantis e gibis. Eles podem ser entregues na Pró-reitoria de Extensão do IF Sertão-PE ou na coordenação do Campus Zona Rural até o dia 31 de dezembro.
A iniciativa pretende envolver a comunidade acadêmica a fim de assegurar a disponibilidade de diversos gêneros e tipos textuais, contidos nos livros, gibis, literatura de cordel, jornais e revistas, ampliando a imaginação das crianças às margens do Rio São Francisco. “Durante as vivências nas escolas, a gente constatou que nenhuma delas dispõe de biblioteca ou sala de leitura. Através de encontros de formação com vinte professores de quatro escolas municipais, pretendemos contemplar noventa alunos”, afirma a professora Patrícia Alves.
O projeto ainda inclui a realização de uma oficina pedagógica para confecção de jogos e instrumentos de contação, a formação de estantes itinerantes de livros e a elaboração de propostas para implantar projetos pedagógicos voltados para a leitura, avaliando os impactos do projeto no rendimento escolar.
Fonte: IF Sertão/Blog Pensamento de Educador

Campus Petrolina Zona Rural abre seleção para estagiários


O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE divulgou edital para seleção de candidatos a estágio não obrigatório de 30 ou 20 horas e com duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Serão disponibilizadas 12 vagas para estudantes de cursos de nível superior (Licenciatura, Tecnológico ou Bacharelado) e técnico de nível subsequente ou PROEJA com bolsa de até R$ 520 (Quinhentos e vinte reais). As incrições já começaram e seguem até segunda-feira (22). Estão sendo feitas na Coordenação de Registro Acadêmico do campus Zona Rural. O edital com mais informações pode ser acessado pelo link abaixo.
Fonte: IF Sertão/Blog Pensamento de Educador

Atualizada lista dos estudantes que viajarão para Austrália, Nova Zelândia e países de língua espanhola


A coordenação geral do Programa Ganhe o Mundo divulgou a lista atualizada dos estudantes que farão intercâmbio para a Austrália, Nova Zelândia e países de língua espanhola, entre os estudantes selecionados 02 estudam na escola de referencia em ensino médio Clementino Coelho localizada em Petrolina. O embarque previsto para janeiro de 2013. As dúvidas sobre o programa podem ser enviadas para o e-mailganheomundointercambio@educacao.pe.gov.br

A relação completa com os alunos selecionados pode ser visualizada nos endereços abaixo:




Fonte: ASSCOM da SE-PE/Blog Pensamento de Educador

Exame Supletivo 2012 será aplicado no próximo domingo (21/10)


No próximo domingo (21/10), a Secretaria de Educação de Pernambuco realizará as provas do Exame Supletivo 2012. Os portões estarão abertos a partir da 7h e os candidatos devem comparecer munidos de documento oficial com foto, cartão de inscrição, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. Para o exame deste ano, se inscreveram quase 24 mi pessoas. As provas serão oferecidas para os níveis fundamental e médio, na modalidade de Jovens e Adultos (EJA).
Das 8h às 12h, serão aplicadas as provas nas disciplinas de história, geografia, língua portuguesa, arte, física e filosofia. E à tarde, das 13h30 as 17h30, as de ciências, matemática, língua estrangeira, química, biologia e sociologia.
O local da prova de cada candidato está identificado no cartão da inscrição, disponível para visualização e impressão no site da Secretaria de Educação (www.educacao.pe.gov.br) até o dia da prova. O gabarito será divulgado no dia 22/10 deste mês pelo site da SE e nas Gerências Regionais de Educação (GREs), como também na sede da Secretaria, na Avenida Afonso Olindense, 1513, bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife.
Nos dias 23 e 24 de outubro serão recebidos os recursos, nas GREs e SE. A partir do dia 15 de dezembro será publicado o resultado final do exame.

Fonte: ASSCOM da SE-PE/Blog Pensamento de Educador
 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Alunos vencedores da Olimpíada de Matemática serão homenageados amanhã em Petrolina


Doze alunos da rede municipal de Petrolina serão homenageados, amanhã (19/10), por terem se destacado na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os estudantes receberão medalhas de prata e bronze, além de certificados de menção honrosa.
O evento acontecerá às 10h, no Colégio da Polícia Militar. A OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Fonte: Blog do Carlos Britto/Blog Pensamento de Educador

Não é de hoje que ouvimos falar disto.


Unesco prega investimento na qualificação de jovens

Para que haja crescimento econômico, os países pobres e em desenvolvimento precisam investir na qualificação dos jovens. E isso não significa inseri-los no ensino superior. É preciso oferecer caminhos alternativos para que essa população adquira noções básicas de leitura, escrita, conhecimentos matemáticos e, consequentemente, oportunidade de emprego.
Só nos países em desenvolvimento, 200 milhões de pessoas com idade entre 15 e 24 anos não completaram o ensino fundamental. Dos que estão empregados, mais de um quarto recebe menos de US$ 1,25 por dia, o que os faz viver abaixo da linha da pobreza.
Os números são do 10.º Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, que será lançado nesta terça-feira pela Unesco. O documento mostra a evolução dos objetivos da Educação para Todos, que preveem, entre outras metas, programas de aprendizagem de competências para os jovens e redução dos níveis de analfabetismo dos adultos.
"Em muitos países, a oferta de uma educação de qualidade a todos, que forneça as habilidades necessárias para o mercado, ainda é um sonho distante. Enquanto o mercado de trabalho exige competências, a grande maioria dos alunos sai da educação básica estando longe de ter todas as competências básicas adquiridas", afirma Ernesto Martins Faria, coordenador de projetos da Fundação Lemann.
Se for considerada apenas a região compreendida pela América Latina e pelo Caribe, o relatório mostra que 25% dos habitantes vivem em favelas e a população jovem - que já corresponde a 50% dos cidadãos e continua crescendo - segue sem o direito à educação assegurado.
"Quando olhamos os países da América Latina em avaliações externas como o Pisa (que mede o desempenho de jovens de 15 anos em português, matemática e ciência), por exemplo, não estamos verificando problemas que impactam apenas o progresso profissional, até porque boa parte das competências necessárias não é avaliada nesse tipo de instrumento. Estamos, na verdade, discutindo a importância do direito a um aprendizado que garanta a todos oportunidades semelhantes", completa Faria. O relatório calcula que são necessários US$ 16 bilhões para universalizar a educação fundamental e outros US$ 8 bilhões para garantir acesso ao ensino médio.
Sinais
Para a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, os dados mostram que, apesar de o País ter avançado na oferta do ensino fundamental, é preciso garantir qualidade. "Se o aluno não consegue entender o que lê, não faz um ensino médio ou profissionalizante satisfatório e, logo, não fica preparado para o mercado."
Um despreparo que tem sido refletido nos altos índices de evasão - cerca de 50% dos matriculados abandonam a escola antes de terminar o ensino médio - e na taxa de desemprego que atinge um em cada cinco jovens.
Para mudar esse cenário, avalia Rebeca, é preciso investir em infraestrutura, gestão de qualidade e formação de professores. O relatório sugere que os currículos do ensino médio sejam equilibrados entre habilidades técnicas e vocacionais e que contemplem as chamadas habilidades transferíveis, como confiança e comunicação, requisitadas pelo mercado. Além disso, recomenda que as ações deem prioridade aos desfavorecidos, principalmente às mulheres e aos pobres em zonas rurais.
O investimento vale a pena. O relatório estima que cada dólar gasto com a educação de uma pessoa gera US$ 10 a US$ 15 em crescimento econômico ao longo do tempo de trabalho dela. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Será que ainda vale a pena as famílias investirem na educação privada?


Para refletir sobre as ideologias que são pregadas



SIMPLES E MUITO BEM EXPLICADO....

Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que nunca
reprovou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, reprovado uma classe
inteira.
Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo. O professor então disse:
Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe.. 
Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas. 
Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e
portanto seriam justas.
Com isso ele quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um "A"...
Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos.. Como um resultado, a segunda média das provas foi "D". Ninguém gostou.
Depois da terceira prova, a média geral foi um "F". As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por justiça dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram o ano... Para total surpresa !!!
O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado.
"Quando a recompensa é grande", ele disse,  "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."

"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."

PS Sem discordar da necessidade de melhora das condições de vida de todos os brasileiros , temo muito pelos milhões de benesses das "Bolsas" distribuídas amplamente pelo Governo Federal , pois temos milhões de pessoas por este Brasil já vivendo sem trabalhar. Só não esqueçam um detalhe , não é nivelando por baixo que se constrói uma grande nação .

Fonte: e-mail que circula na internet